Fernanda Torres tem chances no Globo de Ouro 2025?
- 03/01/2025
- 0 Comentário(s)

Brasileira de 'Ainda estou aqui' é favorita para 'Variety'. Outros acham que ela é forte candidata a surpresa da categoria.
A indicação de Fernanda Torres à categoria de melhor atriz de filme de drama no Globo de Ouro 2025 tem chances reais de se tornar uma vitória para a brasileira — pelo menos de acordo com alguns veículos especializados de Hollywood.
A edição deste ano, a segunda desde que a premiação foi vendida após uma série de polêmicas que prejudicou sua relevância, acontece neste domingo (5), em Los Angeles.
Para a revista "Variety", Torres se destaca como favorita já que é a única indicada cujo filme também recebeu alguma outra indicação ("Ainda estou aqui" concorre na categoria de língua estrangeira).
As outras concorrentes — Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O quarto ao lado") — são as únicas indicações de seus filmes na noite, com exceção de Pamela Anderson, cujo "The Last Showgirl" também aparece entre as melhores canções originais.
"Será que o reconhecimento duplo a torna a favorita para este prêmio? Enquanto os eleitores indicam um apoio forte para Torres, Nicole Kidman e Angelina Jolie estão firmemente no páreo", diz a publicação.
Já a revista "Vanity Fair" vê Kidman como favorita de uma categoria mais fraca ("diversas das prováveis favoritas ao Oscar estão na categoria de comédia/musical este ano"), mas afirma que a brasileira é quem tem a melhor chance para batê-la.
"Seu filme pode chamar menos atenção do que das suas concorrentes, mas tem ganhado força rapidamente nas últimas semanas", afirma a análise.
O site especializado em premiações Gold Derby concorda com a situação da categoria e com o papel da brasileira como possível zebra, também pela indicação de "Ainda estou aqui", apesar de colocar Jolie como favorita e Kidman logo em seguida da americana.
Outros dois sites, que também já publicaram seus prováveis ganhadores do prêmio, não falam sobre Torres, no entanto.
Mas e 'Ainda estou aqui'?
A missão de "Ainda estou aqui" é talvez até mais difícil que a de Torres. Apesar de ser considerado um indicado certo para a categoria de filme internacional no Oscar 2025, enfrenta o favoritismo gigantesco de "Emilia Pérez".
A obra francesa é a maior indicada da noite, com dez no total — inclusive na categoria de melhor comédia ou musical.
A categoria de filme estrangeiro ainda conta com outros fortes concorrentes, como o alemão "A semente do fruto sagrado" e o indiano "Tudo o que imaginamos como luz" (que não foi escolhido pela Índia para representar o país no Oscar).
Fonte: Cesar Soto, g1